O que é "Cone Sul"?
Entende-se por Cone Sul a região geográfica que engloba a parte sul do continente sul-Americano. A região é composta pelo Uruguai, Argentina e Chile e tem esse nome devido à sua aparência de um triângulo. Em função das suas localizações geográficas, o Paraguai e a região Sul do Brasil são consideradas parte do Cone Sul.
Quando ocorreram os golpes civis e militares nos países do Cone Sul?
Os golpes civis militares nos países do Cone Sul ocorreram nos seguintes períodos: Paraguai (1954-1989), Brasil (1964-1985), Argentina (1966-1973 e 1976-1983), Uruguai (1973-1985), Chile (1973-1990).
O que significa o termo "DINA"?
A Dirección de Inteligencia Nacional (DINA), foi criada em 1974, com o apoio do general e ex-presidente chileno Augusto Pinochet. Era um organismo centralizado e subordinado diretamente ao Executivo. Inicialmente a DINA foi responsável pela coleta e reunião de informações originárias dos diferentes campos de ação, auxiliando na produção da inteligência necessária para formulação de políticas que visavam garantir a segurança do país. Desde o momento de sua criação até a sua extinção em 1977, a DINA foi dirigida pelo coronel Manuel Contreras. A maioria dos integrantes da DINA provinha das Forças Armadas e de Segurança enquanto que os cargos de direção se concentravam nas mãos de militares do Exército (ANTUNES, 2008, p. 227).
O que são os "Arquivos do Terror"?
Os Arquivos do Terror são um acervo que contém cerca de 60.000 registros dos documentos recolhidos ao longo dos trinta e cinco anos da ditadura do general Alfredo Stroessner e estão localizados no Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos (CDyA) do Supremo Tribunal de Justiça do Paraguai. Esta base de Base de dados foi desenvolvida através do Projeto Memória Histórica, Democracia e Direitos Humanos (MHDDH), acordo firmado entre o Supremo Tribunal de Justiça, da Universidade Católica de Assunção e da ONG The National Security Archive. Cada registro inclui o código para imagens de microfilme, data do documento, tipo de documento, linha e nome; e se for o caso, a origem, as organizações e localização geográfica. São fichas policiais, listas de entradas e saídas de presos, notas do chefe de investigações, informes confidenciais, controle de partidos políticos, publicações periódicas, listas de suspeitos, informações sobre agremiações e grupos considerados subversivos, controle de sindicatos e objetos como livros e cédulas de identidade. Os documentos pertenciam a Polícia da Capital, especialmente ao Departamento de Investigações da Direção Nacional de Assuntos Técnicos.